Ícone do site Projeto Ítaca

Os deuses de Wakanda em Pantera Negra

O Pantera Negra T’Challa é o líder de Wakanda, a nação mais avançada do planeta. Esse reino, que só existe na ficção, fica ao noroeste da África e tem um sistema próprio de crença, baseado sobretudo na mitologia egípcia. Os deuses de Wakanda são Bast (deusa pantera), Kokou (deus da guerra), Mujaji (deusa da fome), Thoth (deus da luz e da razão) e Ptah (deus dos metais). Com ajuda de seus devotos, esses deuses derrotaram os monstros que existiam antes deles e os baniram do mundo. Desde então, tornaram-se guardiões. No universo da Marvel, eles também são conhecidos como orixás.

Mas atenção: esses deuses ou muitos deles, conforme aparecem nos quadrinhos, são na verdade deuses egípcios e não os orixás tradicionais da religião yorubá. Afinal, essa é uma adaptação da mitologia africana feita pelos quadrinhos da Marvel! Vamos entender melhor no final do texto. Antes de mais nada, é hora de mergulhar nos mitos e lendas de Wakanda e conhecer cada um desses deuses…

Bast, a deusa pantera

Bast é filha de (o deus-sol egípcio), de quem herdou o calor solar vivificante. Nos quadrinhos, ela e os outros deuses de Wakanda eram mortais que posteriormente se tornaram seres divinos. Bast tem a forma de pantera. Do culto a ela, portanto, surgiu a classe de guerreiros “Panteras Negras”. Seu nome vem da deusa egípcia Bastet, que também é filha de Rá e herdeira da sua fúria. Nos primórdios do Egito, a imagem da deusa era a da leoa (pela sua ferocidade), mas ela depois se tornou a deusa com face de gato. A leoa, então, virou a imagem de outra deusa: Sakhmet.

Kokou, o deus da guerra

No panteão de Wakanda, Kokou é o deus da guerra. Seu corpo e sua cabeça são feitos de fogo, por isso ele é conhecido como “O Sempre Ardente”. Para os egípcios, no entanto, o fogo tinha mais relação com a vida e a saúde, ou ainda com as ideias de superioridade e controle.

Mujaji, deusa da fome

Mujaji é a deusa do sustento. Então, era a ela que os mortais suplicavam em tempos de fome. Aparentemente, Mujaji deu a Wakanda seu nome, já que os xamãs a descreveram como “aquela que nos deu o nome”.

Thoth, deus da sabedoria

No panteão de Wakanda, Thoth é o mesmo deus dos egípcios, mas com habilidades de super-herói e artefatos mágicos, além de imortalidade. Ele era o deus da sabedoria entre os egípcios, aquele que transmitiu o conhecimento aos povos do rio Nilo.

Ptah, deus dos metais

Junto de Bast e Thoth, Ptah é outro deus egípcio agregado ao panteão de Wakanda, onde ganhou o nome de “Ptah, o Formador”. Isso porque era ele quem dava os metais aos humanos, sempre que eram necessários, principalmente o vibranium.[1] Na mitologia egípcia, Ptah era o deus de Mênfis, antiga capital do Egito. Foi ele quem deu a vida aos outros deuses, em seguida deu a eles cidades, santuários e oferendas.

Os orixás (segundo a Marvel e na religião africana)

Nos quadrinhos da Marvel, os deuses africanos surgiram em época muito antiga, na terra que receberia o nome de Wakanda. No momento em que os forasteiros lutavam contra as feras que lá viviam, os heróis de maior destaque entre os humanos se tornaram deuses, a partir da fé. Conhecidos como orixás, esses deuses derrotaram os monstros e os baniram do mundo.

Desde então, os orixás tornaram-se guardiões e ancestrais do povo de Wakanda. No entanto, conforme vimos, essa é uma adaptação dos mitos africanos feita pela Marvel, que inclui até mesmo deuses egípcios (o que faz sentido devido à localização geográfica de Wakanda, mais ao norte da África). A inspiração é de fato egípcia, pois não tem nada (ou quase nada) da religião yorubá. A maioria desses deuses apareceu pela primeira vez na revista Black Panther #13 (2017).

Reinaldo Prandi explica os orixás na religião africana e afro-americana. Para os yorubás e os seguidores de sua religião nas Américas, os orixás são deuses que receberam de Oludurame ou Olorum, o Ser Supremo, o dever de criar e governar o mundo. Sendo assim, cada um deles ficou responsável por certos aspectos da natureza, da vida em sociedade ou mesmo da condição humana.

Na África, o culto aos orixás limita-se a cidades ou regiões, enquanto poucos deles têm culto em toda ou quase toda a extensão das terras yorubás. O panteão yorubano na América é formado por cerca de vinte orixás. No Brasil, com poucas exceções, cada orixá é celebrado em todo o país.

Referências

Black Panther #13 (26 de abril de 2017).

A Dictionary of Symbols: Revised and Expanded Edition (2020), de Juan Eduardo Cirlot.

Mitologia dos Orixás (2001), de Reginaldo Prandi.

Egyptian Myths (1990), de George Hart.

The Routledge Dictionary of Egyptian Gods and Goddesses (1986), de George Hart.

Como citar este artigo? (ABNT)

REIS FILHO, L. Os deuses de Wakanda em Pantera Negra, Projeto Ítaca. Disponível em: https://projetoitaca.com.br/os-deuses-de-wakanda-em-pantera-negra/. Acesso em: 04/05/2024.


[1] Wakanda é rica no metal ficcional conhecido como vibranium. Foi através dele que o país criou sua tecnologia avançada, seus armamentos e meios de proteção.

Sair da versão mobile