Idealizado no início dos anos 2000, o Projeto Ítaca nasceu em 2015 com o propósito de explorar a mitologia através das mídias. Recomendado com destaque em edital da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), ele foi desenvolvido como projeto de extensão ao longo daquele ano. Dali em diante, passou a fornecer material de apoio às aulas de História da rede pública de ensino no estado de Minas Gerais.

O site do Projeto Ítaca foi criado em 2017. Reúne textos autorais e de convidados com análises sobre temas, personagens e histórias da mitologia mundial conforme são representados nas mídias. Seja no cinema, na TV, na literatura, nos games, na música, nos quadrinhos, etc. Desde a criação do site, a proposta continua a mesma, mas de um jeito diferente…

O Projeto Ítaca tem fins educativos. Busca não apenas ensinar um pouco sobre as histórias mais antigas da humanidade através das mídias, bem como fomentar o acesso à cultura e estimular o conhecimento, a criatividade e a capacidade de relacionar conteúdos.

Autor: Lúcio Reis Filho

Designer: André Gregatti

Sobre os mitos e a mitologia

“Os mitos ainda estão incrivelmente vivos e dizem muito sobre as nossas vidas e sobre o nosso mundo. E fazem isso de tal maneira que nós nem sempre entendemos, percebemos ou notamos de modo consciente”. 

Neil Gaiman

Os mitos são histórias sagradas, lendas e relatos orais passados de geração em geração. De certa forma, todas as histórias contadas hoje têm suas raízes nos mitos, que ainda hoje dão base para a produção cultural. As histórias contemporâneas são, portanto, os antigos mitos com novas roupas. E os mitos, muito além de meras referências, são o esqueleto dessas histórias.

As narrativas fantásticas de deuses, monstros e heróis são uma fonte inesgotável. As novas mídias atraem o público para essas histórias, transformadas pela cultura pop. Assim, os mitos sempre reaparecem como algo novo, atual e acessível. No oceano de imagens em que vivemos, nós retornamos sempre a eles, embora muitas vezes passem despercebidos.

Por exemplo, mais do que identificar alusões em certo filme ou jogo, vamos refletir de forma crítica sobre a forma como os mitos (re)aparecem nas mídias. Em outras palavras, de que modo retornam e como nós retornamos a eles. A ideia do retorno, portanto, é a essência do Projeto Ítaca. Refere-se ao episódio mais emblemático da Odisseia de Homero: o regresso de Ulisses à Ítaca, seu reino e cidade de origem.