No game Star Wars Jedi: Fallen Order (Respawn Entertainment, 2019), seguimos os passos do jovem Cal Kestis. Ele é um ex-padawan que sai em busca dos segredos da antiga Ordem Jedi e luta para sobreviver ao Império Galático. Em sua viagem ao planeta florestal Kashyyyk, um elemento que chama a atenção é a Árvore da Origem, pois através dela conhecemos melhor a cultura dos Wookies. (Esta é a espécie de Chewbacca, o amigo e parceiro do contrabandista Han Solo). Além disso, nos faz pensar no papel da árvore nos mitos e religiões do nosso próprio planeta. Conforme vamos descobrir, esse é um elemento simbólico de destaque em Star Wars e outros universos fantásticos.
O enredo de Jedi: Fallen Order
A trama de Jedi: Fallen Order ocorre cinco anos depois das Guerras Clônicas. Logo de início, seguimos os passos de Cal Kestis, que trabalha desmontando naves de guerra em um ferro-velho no planeta Bracca. A vida de Cal é tranquila, até que ele precisa usar seus poderes da Força para salvar um amigo. No entanto, sem que ambos saibam, um droide-sonda do Império grava imagens do acidente e revela a identidade de Cal. O Império, então, despacha dois Inquisidores treinados por Darth Vader para matá-lo. Com os vilões em seu encalço, rebeldes salvam o rapaz e fogem com ele a bordo da nave Mantis.
Jornada a Kashyyyk
Em Kashyyyk, no quadrante sudoeste da galáxia, Cal se une a um grupo de guerrilheiros para combater as forças de ocupação que escravizaram os Wookiees. Depois de uma viagem ao planeta Zeffo, onde descobre segredos importantes, Cal se reúne com Tarfful. O líder guerreiro Wookie, então, o instrui a buscar mais respostas no topo da Árvore de Origem.
Lugares e tradições sagradas dos Wookies
A Árvore da Origem
Uma das maiores, se não a maior árvore do planeta, a Árvore de Origem é sagrada em Kashyyyk. Os Wookiees escalam seu tronco como rito de passagem, de tal forma que reforçam sua conexão espiritual com a Árvore. Ela também serve de hábitat para a raríssima ave Shyyyo.
A Árvore da Vida
No entanto, a Árvore de Origem não é a única sagrada entre os Wookies. Havia também a Árvore da Vida, igualmente simbólica para os nativos de Kashyyyk. Ao seu redor, os Wookies celebravam o Dia da Vida. Para representá-la em sua forma original, as famílias tinham o costume de escolher uma árvore bastante antiga, então a enfeitavam com orbes brilhantes. Aqueles que estivessem longe de Kashyyyk podiam realizar o ritual ao redor da imagem de uma árvore, ou mesmo de um toco de madeira.
O Dia da Vida
Na tradição Wookiee, o Dia da Vida é, sobretudo, uma celebração da família, da alegria e da harmonia, valores e princípios da cultura desse povo. Realizadas tradicionalmente ao redor da Árvore da Vida, nas matas de Kashyyyk, as festas se popularizaram em várias partes da galáxia depois dos “Tempos Sombrios”. Com a queda do Império, povos de outras culturas apropriaram-se do feriado Wookiee e passaram a celebrar o Dia da Vida. A decoração festiva, as luzes e a música lembravam a todos da compaixão, uma promessa da Árvore da Vida.
As árvores na mitologia…
A árvore é símbolo da vida, em perpétua evolução e em direção ao céu. Além disso, também simboliza o aspecto cíclico da evolução cósmica, isto é, morte e regeneração. Portanto, tem relação com o cosmo vivo e põe em contato três níveis: o subterrâneo, através de suas raízes; a superfície, através de seu tronco; e as alturas, por meio de seus galhos e do cimo.
A árvore é um símbolo universal das relações entre o céu e a terra, já que suas raízes mergulham no solo e seus galhos se elevam para o céu. Por isso, tem o sentido de centro e, em algumas tradições, é o Eixo do Mundo. É o caso da Yggdrasil, da mitologia nórdica.
A ideia de Árvore da Vida vem da regeneração periódica, isto é, do ciclo de morte e renascimento. Em outras palavras, a árvore tem relação com as forças sagradas porque cresce, perde suas folhas e torna a recuperá-las. Por consequência, se regenera: morre e renasce inúmeras vezes. A associação da Árvore da Vida com a manifestação divina vem também das tradições cristãs, que reintroduziram a antiga imagem da árvore cósmica ou árvore do mundo.
… e em outros games
As árvores são elementos simbólicos importantes, que as mídias exploram com frequência. No caso dos games, além de Jedi: Fallen Order e das inúmeras versões da Yggdrasil – em God of War, Assassin’s Creed Valhalla e outros exemplos –, vale citar a belíssima “Lifa, a Árvore da Vida” de Final Fantasy IX.
Referências
Star Wars Jedi: Fallen Order (2019).
Dicionário de símbolos (2020), de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.
Como citar este artigo? (ABNT)
REIS FILHO, L. A Árvore da Origem em Star Wars: Jedi Fallen Order, Projeto Ítaca. Disponível em: https://projetoitaca.com.br/a-arvore-da-origem-em-star-wars-jedi-fallen-order/. Acesso em: 07/11/2024.