A Kassandra de AC Odyssey existe na mitologia grega?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com Odyssey, Assassin’s Creed deu pela primeira vez duas opções de personagens controláveis. Assim que o jogo começa, é possível escolher a mercenária Kassandra ou seu irmão Alexios. Numa série que, até então, girava em torno de personagens homens, a novidade não só foi bem aceita, como fez de Kassandra uma favorita dos fãs. Ela ganhou os louros de melhor protagonista da franquia, até mesmo pelas mãos da crítica. Conforme vimos em outros textos, AC Odyssey é um épico ambientado na Grécia Antiga. Ao mesmo tempo que inclui personagens históricos, traz vários outros da mitologia. Mas e Kassandra? Ela existiu nos mitos gregos? Veremos que, sim, existiu uma Kassandra…

Kassandra em AC Odyssey

Neta do Rei Leônidas de Esparta, que realmente existiu, Kassandra nasceu em 458 a.C. Precursora da Irmandade dos Assassinos, a misthios (mercenária) espartana viaja pelo mundo grego com o propósito de desmontar o insidioso Culto do Kosmos. Acaba se tornando uma grande heroína e um ícone da cultura pop, assim como seu avô. Para quem não se lembra, ele protagonizou a HQ 300 (1998), de Frank Miller, e sua adaptação para o cinema.

Mas suas origens são trágicas: após impedir o sacrifício do irmão, Kassandra recebeu a sentença de morte. Seu pai a lançou de um penhasco, ainda criança, por traição. No entanto, a menina sobreviveu e foi achada por um mercador, que a resgatou e criou como filha. A jornada de Kassandra tem início vinte anos mais tarde. Então, saímos com ela nessa verdadeira “Odisseia”, nome do poema de Homero – esse monumento literário da antiguidade – e do jogo – uma obra-prima da franquia Assassin’s Creed. A heroína de Odyssey ganhou o nome de Portadora da Águia, pois leva consigo uma ave que é seus olhos e ouvidos.

… e na mitologia grega

Filha do Rei Príamo e da Rainha Hécuba de Tróia, Kassandra é irmã gêmea do gentil e sábio Heleno. Dizia-se que era uma sibila ou profetisa de forte inspiração, pois seu dom veio do próprio Apolo, que se apaixonou por ela. Suas profecias revelavam a história de Tróia, bem como a sorte dos prisioneiros depois da queda do reino. No momento em que isso ocorreu, Kassandra buscou abrigo no templo de Atena, mas o herói Ajax a raptou e depois estuprou.

Logo, a princesa de Tróia não tem qualquer relação com a poderosa guerreira de AC Odissey. Esse é o caso em que a indústria se apropria de um personagem menor – ou de um nome – da mitologia e dá a ele novo significado, ou cria algo totalmente novo em cima dele. O mesmo ocorreu com Kratos, que virou o deus da guerra na franquia God of War.

A importância da personagem

Para início de conversa, Kassandra é a protagonista canônica de AC Odyssey. Seu irmão Alexios surgiu mais tarde, pois os executivos da Ubisoft temiam que jogos com protagonistas mulheres não vendessem. Na realidade, nada faz de Alexios especial; nada o diferencia das legiões de heróis homens que vieram antes dele. Ele é só um número num mundo cheio e saturado de heróis homens.

No entanto, devido à possibilidade de escolher entre os dois personagens, e porque eles vivenciam a mesma história, as situações do jogo são feitas para ambos. Desse modo, Kassandra pode experimentar algo que, na maioria das vezes, não se permitiu às mulheres: ser levada a sério por jogadores homens. Portanto, ela não é uma donzela em perigo ou um objeto sexual para o deleite do sexo oposto. É uma personagem que, por acaso, é mulher num mundo onde as protagonistas femininas ainda precisam se justificar em salas de reunião cheia de homens de cabeça branca. De acordo com o ScreenRant, não podemos subestimar a importância desse feito.

Referências

Assassin’s Creed: Why Kassandra Is The Best Protagonist” (ScreenRant, 13/01/2021), de Blue Williams.

10 Curiosidades sobre Kassandra de Assassin’s Creed Odyssey” (PS Verso, 2020), de San Moreira.

Dicionário de Mitologia Grega e Romana (2010), de Pierre Grimal.

Como citar este artigo? (ABNT)

REIS FILHO, L. A Kassandra de AC Odyssey existe na mitologia grega?, Projeto Ítaca. Disponível em: https://projetoitaca.com.br/a-kassandra-de-ac-odyssey-existiu-na-mitologia-grega/. Acesso em: 03/07/2022.

Lucio Reis Filho

Lucio Reis Filho

Historiador, professor e escritor. Tem Doutorado em Comunicação (Cinema e Audiovisual) e especialização em Estudos Clássicos.
Lucio Reis Filho

Lucio Reis Filho

Historiador, professor e escritor. Tem Doutorado em Comunicação (Cinema e Audiovisual) e especialização em Estudos Clássicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionado