Por que o Pantera Negra tem esse nome?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Marvel Studios' BLACK PANTHER..T'Challa/Black Panther (Chadwick Boseman)..Photo: Matt Kennedy..©Marvel Studios 2018

Sem dúvida, o Pantera Negra é hoje um dos personagens mais queridos da Marvel. Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966 como o primeiro herói negro dos quadrinhos, ele ganhou destaque nas revistas da editora e fez grande sucesso no cinema em 2018. Mas de onde vem o nome Pantera Negra? Nos Estados Unidos dos anos 1960, em tempos de luta pelos Direitos Civis da população negra, havia um partido político assim chamado. Além disso, não podemos esquecer do animal africano raro e poderoso que inspirou o visual e a história do personagem. De fato, como veremos, a pantera negra era muito importante na mitologia africana.

Um pouco sobre a pantera negra

Antes de mais nada, a pantera negra é um leopardo com excesso de melanina (pigmento preto). Por isso, além de ser raro, é um predador noturno e carnívoro. Seu hábitat são as áreas com muita vegetação e pouca luz do continente africano. Ela não costuma viver nas regiões tropicais, mas já apareceu na Etiópia, na floresta do Quênia e também do Camarões.

A pantera negra é um símbolo de coragem e força em todo o mundo. Não surpreendentemente, devido à sua raridade e poder, esse felino majestoso e solitário ganhou lugar de destaque na mitologia africana.

A pantera negra na mitologia

Ao longo da história, a pantera negra simbolizou muitas coisas: o feminino, a mãe e o lado escuro da lua; a escuridão, a morte e o renascimento; o protetor do universo. Não por acaso, ela despertou fascínio em várias culturas. Os antigos romanos, por exemplo, admiravam o animal e o importavam da África para jogos e exibições públicas.

As panteras negras tiveram papel importante sobretudo na mitologia africana. Os egípcios as sacrificavam aos deuses, e os sacerdotes vestiam a sua pele. De acordo com o Livro dos Mortos, o rei Pepi devia cruzar o “teto” do céu com a pele da pantera negra sobre os ombros. O significado disso era que ele estava pronto para entrar no mundo dos mortos.

A lenda continua

Ainda hoje, a pantera negra é um símbolo de poder. A sua mística não surpreende, afinal, essa criatura combina agilidade, força e beleza. No contexto político dos EUA nos anos 60, a pantera negra deu nome ao Partido dos Panteras Negras (“Black Panther Party“, em inglês). Essa organização política revolucionária, fundada em 1966, lutou contra a brutalidade policial e em favor de programas sociais voltados para as populações negras. Naquele mesmo ano seria criado um dos mais queridos personagens da Marvel, que não perde a sua atualidade.

Para saber mais sobre o Pantera Negra, clique aqui.

Leia também: https://medium.com/@anacarolinalopesp/pantra-negra-mitos-religiosos-e-o-respeito-pela-ancestralidade-religiosidade-b0f3740bdd1a.

Referências:

The Majestic African Black Panther (26 de outubro de 2018).

A Dictionary of the Sacred Language of All Scriptures and Myths (Routledge Revivals, 2016), de G. Gaskell.

Como citar este artigo? (ABNT)

REIS FILHO, L. Por que o Pantera Negra tem esse nome?, Projeto Ítaca. Disponível em: https://projetoitaca.com.br/por-que-o-pantera-negra-tem-esse-nome/. Acesso em: 03/07/2022.

Lucio Reis Filho

Lucio Reis Filho

Historiador, professor e escritor. Tem Doutorado em Comunicação (Cinema e Audiovisual) e especialização em Estudos Clássicos.
Lucio Reis Filho

Lucio Reis Filho

Historiador, professor e escritor. Tem Doutorado em Comunicação (Cinema e Audiovisual) e especialização em Estudos Clássicos.

4 respostas

  1. De nada, gostei da abordagem do site, tinha esquecido de outros links na outra postagem, devidamente postados.

  2. Que bom que gostou! Acompanhe os novos posts e também os velhos, em Blog > Artigos ou nas categorias específicas. Em breve teremos uma nova categoria sobre quadrinhos. E fique à vontade para compartilhar! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionado